quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Matéria

JORGE TUFIC, OITENTANOS. - Jornal O Estado

Exato nesta sexta-feira, 13, a cidade de Sena Madureira, lá no longínquo Estado do Acre, símbolo da tenacidade de cearenses, sulamericanos e de fenícios que por lá aportaram, nascia há oitenta anos, um menino chamado de Jorge Tufic, aquele que seria o maior poeta da região norte, um rio pleno de sonetos, a jusante e à montante que se fez pororoca, turbilhão e deu com os pés molhados nas águas rionegrinas/manauaras para ali estudar, fincar raízes e, em seguida, receber louros como “O Poeta do Ano”, em 1976, com o veredicto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Amazonas.

E como “estas rosas que alteram nosso dia/e abrem na tarde a súplica dos dedos/ que se libertam, pássaros, no barro/ E tocam, com sua forma torturada, a flor do azul contida e descontida/neste adágio de pedra e de luar”. E o luar da Academia Amazonense de Letras fez-se clarão para festejar o ingresso de Jorge Tufic em seus quadros. Honrado e glorificado que já era como poeta, jornalista e representante da União Brasileira de Escritores na Amazônia, a região que lhe inoculou o jambo da sua tez e o coração de menino inquieto quando via que “um tear e uma aranha/ponteiam o meu destino/quando o tear se esgota,/a aranha pega o fio/e sobe”.

E Tufic ascendeu e mereceu ter seus poemas festejados na antologia “A Nova Poesia Brasileira”, coordenada pelo piauiense Alberto da Costa e Silva, da Academia Brasileira de Letras. Enciumado, Walmir Ayala, veio de seus pagos gaúchos, em 1965, para apenas mudar o título da antologia e entronizar Jorge Tufic no panteão da “Novíssima Poesia Brasileira”. O poeta, hoje acreano-amazonense-cearense se declara “habitante da noite, volta e meia/danço e cavalgo estranhas partituras/onde a poesia? Látego e correia/a suíte é rosa, música e nervuras/ A lua imensa bebe, nas alturas/ todo o clarão que sobe dos teus dedos/ o mar se expande em conchas e lacunas/solos e flautas contam seus segredos”.

Pelos desígnios insondáveis dos deuses das águas, Jorge Tufic apaixonou-se pela Praia de Iracema e aqui fundeou suas estrofes. Foi lá que o conheci há décadas. Nós, os da terra, desconfiados, pedimos que alguém sem jaça, com raça, talento e graça o avalizasse. E eis que o poeta Francisco Carvalho, do seu exílio familiar na Francisco Lorda, atestou, deu fé e tornou público que ele era “Mestre incontestável do soneto, essa teia mágica que ainda intriga os pretendentes de Penépole, Tufic passa incólume pelas ‘perpétuas grades’(Augusto dos Anjos) dessa autêntica jaula medieval, com certeza uma das mais polêmicas de todas as modalidades de poemas já concebidos pela fantasia”.

Com esse aval crítico-poético de Carvalho as comportas das reservas dos letrados locais foram abertas, título de cidadania recebeu e, hoje, todos nós, menores que ele, o reverenciamos com a alegria dita por Madame de Staël em De l’Allemagne, “La poésie est le language naturel de tous les cultes”. Jorge Tufic, és culto, és poeta.

João Soares Neto,

escritor


CRÔNICA PUBLICADA NO JORNAL O ESTADO EM 8/13/2010.

JOÃO SOARES NETO
CRONISTA

2 comentários:

  1. Prezado poeta,

    Acompanho seu trabalho há anos e por causa disso, de uma certa forma, também terminei por escrever poesia, tendo publicado 3 livros.
    Outro dia ao reler seu blog (Agenda de 1965), deparei-me com um relato sobre meu pai, Antenor Barbosa, médico, ainda em atividade.
    Muito obrigado , poeta, por um relato tão comovente sobre meu amado pai, também fã de seu trabalho, ele vai gostar de saber.

    Abraços, Carlos Almir Soares Barbosa Ferreira

    Manaus/AM

    ResponderExcluir
  2. Meu Rio Negro....oitenta anos do Poeta!
    São Oitenta anos, tantas Naus,
    quanta vida, quantos graus,
    Muitos vividos sob o Sol de Manaus,
    Muitas respostas e tantas perguntas:
    quantos versos foram escritos sobre suas águas?,
    quantos risos?, quantas lágrimas?, quantas alegrias?, quantas mágoas?, guardam tuas águas... ?
    Negro Rio, muito de ti é JORGE TUFIC!

    Carlos Almir Soares Barbosa Ferreira

    ResponderExcluir